domingo, 29 de janeiro de 2012

O Apóstolo - Nos dias da Igreja primitíva e Hoje


1.         APÓSTOLO
“ENVIADOS” Do Gr. “APOSTOLOS” (Formado de “APO” DE, e “STELÕ” ENVIAR)     
Também do Gr. “APOSTOLE” que significa “ENVIADO” e “MISSÃO” “APOSTOLADO”
O novo testamento nos fornece claras informações a respeito de algumas classes distintas de apóstolos na igreja primitiva e as suas dívidas aplicações.

 Cada um dos 12 homens que Jesus escolheu para serem seus seguidores e para lançarem as bases da Igreja (Mt 10.2-4; Ef 2.20). Apóstolo quer dizer “mensageiro”, isto é, aquele que é enviado para anunciar a mensagem de Deus. Por anunciarem o evangelho, Paulo e alguns outros também foram chamados de apóstolos (1Co 15.9; At 14.14).

 APÓSTOLOS DE JESUS:
Escolhidos por Jesus obedecendo a critérios que desconhecemos (como é típico das suas escolhas, Ele escolhe a quem quer) para uma missão especial tanto no desenrolar do ministério terreno do senhor como na inauguração e estabelecimento de sua igreja na terra.
Marcos 3:13 E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. 14 - E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,
Lucas 6:13 - E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos. 
Se o leitor tiver a curiosidade de conferir o versículo 12 do capítulo 6 do evangelho de Lucas, certamente obterá outra importante lição a respeito da escolha e seleção de obreiros, baseado na narrativa de Lucas Jesus orou a noite toda antes de escolher os seus Apóstolos. Deus nos conceda sempre graça para seguirmos tão belo exemplo.

NOTA: Por conta das colocações do apostolo Pedro em Atos 1:20b - 20b -  ...Tome outro o seu bispado. 21 - É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, 22 - Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. Passou a existir desde os primeiros séculos a crença de que, o ministério apostólico, extinguiu-se após a morte de João o Evangelista, a já vista que o mesmo é o último dos Apostolo de Jesus a falecer. E essa teoria leva em consideração os pré-requisitos estabelecidos pelo Apóstolo Pedro, para se encontrar um substituto para Judas. Porém, se analisarmos melhor o texto bíblico em apreço, constataremos, que, o Apostolo Pedro não estabelece uma regra, nem muito menos estipula uma ordenança neo-testamentária para escola de apóstolos, o que se entende é que havia a necessidade, de complementação do quadro Apostólico inaugural. Ou dos ditos Apóstolos de Jesus. É importante salientar que, por conta do falso levantado pelos fariseus, anciãos e príncipes de Israel, a respeito do furto do corpo de Jesus. (leia-se Mateus 28:12-13), se fazia necessário,  a arregimentação de fiéis testemunhas do ministério e principalmente da ressurreição do Senhor Jesus, e a prova mais contundente dessa necessidade se evidência no texto de Atos 4:33 - E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 
OUTROS APÓSTOLOS:
Havia uma promessa de Jesus em relação ao envio de apóstolos para os povos.
Lucas 11:49 - Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros;

BARNABÉ e PAULO
Note que no texto abaixo a colocação Apostolo não traz nenhuma restrição e nem observação, querendo indicar que: os servos de Jesus Barnabé e Paulo eram tidos por censo comum, como apóstolos. 
Atos 14:14 - Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,

ANDRÔNICO e JÚNIAS
Igualmente os nomes acima citados e abaixo respaldados (pelo texto bíblico), demonstram nomes de outros apóstolos o que nos leva a crer na continuidade do ministério apostólico.
Romanos 16:7 - Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo.

CONCLUSÃO:
Após essa breve analise, conclui-se que apesar da mitificação a que tem sido submetida à nomenclatura “Apostólica”. Levando em consideração que, em nosso país, (Brasil) esse título podemos assim dizer, tem tomado contornos hierárquico; 3º nível pastor, 2º nível bispo, 1º nível apostolo. (quem sabe no futuro vice-deus ou até quarta pessoa de trindade) talvez, por conta da falta de orientação do Espírito Santo ou de uma verdadeira chamada divina, tais “obreiros” vivam tão desesperados por uma ascensão hierárquica. (eu diria que tais são uns alpinistas religiosos). Em suma; Apostolo nada mais é; do que, já o são nossos bravos e destemidos missionários que abrem mão de seus estados de origem, suas nacionalidades, convívio familiares, cultura, hábitos gastronômicos e etc., para serem “ENVIADOS” (“APOSTOLE”) por Deus através de suas igrejas para terras distantes, para anunciar as boas novas de salvação e testificar da ressurreição de nosso amado senhor e Salvados Jesus Cristo.
Obs. É consenso por boa parte dos eruditos da atualidade que, o Apóstolo nos dias atuais é o Missionário propriamente dito; é aquela pessoa que tem o chamado específico de Deus para abrir novos campos de trabalho, e que em seguida devem ser substituídas por pastores para que os mesmos dêem continuidade ao trabalho conduzindo e edificando as igrejas para o encontro com Jesus nos ares.

3 comentários:

  1. Parabens pelo cometário que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  2. É incriável observar que as igrejas que emergiram da reforma protestante, que surgiu do combate aos equívocos doutrinários do Catolicismo Romano, estejam reproduzindo a doutrina que lhe deu origem – O NICOLAÍSMO. Esta ideia de que o povo de Deus estaria dividido em castas, onde uns seriam maiores ou melhores do que outros. Este entendimento e totalmente contrário aos ensinamentos do mestre Jesus. Ele disse que aquele que quiser ser maior no Reino de Deus... deve servir a todos (Lc 22.26). Cada um tem uma chamada e um ofício, mas todos somos igualmente servos do Senhor. Honra seja dada a quem a merece (homens e mulheres de Deus que entregam suas vidas pelo serviço ao corpo de Cristo, a Noiva do Cordeiro), mas glória somente a Deus, que é o único digno. Parabéns pelo texto Pastor! Precisamos a cada dia retornar a simplicidade da PALAVRA. (Enéas Fontes Jr.)

    ResponderExcluir